| Vereadores de São Félix do Araguaia aprovam moção de repúdio contra Nelson Barbudo.mp3 |
Voz: Vinícius Antônio
A Câmara de Vereadores de São Félix do Araguaia aprovou na sessão Ordinária desta quarta-feira, uma Moção de Repúdio contra o deputado federal Nelson Barbudo, do PSL.
A manifestação do Poder Legislativo municipal é um protesto contra a forma desrespeitosa com que Barbudo se referiu a memória do Bispo Emérito de São Félix, Dom Pedro Casaldáliga, que morreu, aos 92 anos, no último dia oito de agosto.
No último fim de semana, durante uma entrevista, Barbudo disse que Casaldáliga havia “desencarnado direto para o inferno”, e que não respeitava “comunistas”, além de uma série de outras ofensas ao bispo.
“O bispo desencarnou no inferno, que o capeta tenha em um bom lugar. Pois lugar de comunista pra mim é no inferno", enfatizou Barbudo.
Os nove vereadores subiram à tribuna para prestar solidariedade a Dom Pedro Casaldáliga e também para repudiar a fala do deputado federal Nelson Barbudo. Nenhum vereador defendeu o parlamentar.
Todos citaram Dom Pedro Casaldáliga como exemplo da resistência e de defesa da justiça social e dos direitos humanos aos mais pobres e os humildes.
Também classificaram a atitude de Barbudo como insana, antidemocrática e um delírio do deputado, que envergonha, não só os mato-grossenses, mas, também todo o Congresso Nacional brasileiro.
Barbudo perdeu uma grande oportunidade de ficar calado e de não fazer uma ofensa tão grande, mostrando que não está à altura do cargo que exerce como deputado federal no Estado.