Vacinação contra o sarampo é intensificada em áreas de fronteira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação MS

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

O Ministério da Saúde intensificou, neste mês, a vacinação contra o sarampo em áreas de fronteira, devido ao aumento de casos em países vizinhos, especialmente na Bolívia. O primeiro estado a receber a campanha o Dia D de vacinação foi o Acre, na última terça-feira

A vacina tríplice viral está disponível em todo Brasil. Já foram distribuídas mais de 12 milhões de doses e aplicadas, até meados deste mês, 2,4 milhões. A mobilização prioriza municípios com baixa cobertura vacinal e circulação intensa de pessoas, visando proteger a população e impedir a reintrodução do vírus em território nacional. 

Quem deve se vacinar: 

crianças de 12 a 15 meses (1ª e 2ª dose);

crianças dos 6 a 11 meses (dose zero); 

pessoas não vacinadas ou com esquema incompleto;

pessoas de 5 a 29 anos (com 2 doses registradas na caderneta);

pessoas de 30 a 59 anos ( com 1 dose registrada na caderneta); 

brasileiros que estudam na Bolívia e retornam das férias. 

Até o último dia 15, foram registrados apenas cinco casos da doença, sendo dois no Rio de Janeiro, um em São Paulo, um no Rio Grande do Sul e um no Distrito Federal, todos importados. A Tríplice Viral, vacina que protege do sarampo, é ofertada pelo SUS em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

Os estados fronteiriços terão um Dia D de vacinação, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, programado para o próximo dia 26.