Universidade do Pará oferece vagas de Pós-Graduação em Direito para indígenas e quilombolas.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará vai disponibilizar 12 vagas específicas para indígenas e quilombolas para o curso de Mestrado, por meio de Processo Seletivo Especial, com ingresso em 2021.
Para a inscrição no Processo Seletivo Especial o candidato deverá comprovar seu pertencimento étnico na condição de indígena ou de quilombola, sendo residente ou não em comunidade indígena ou em comunidade quilombola.
As linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Direito são: Constitucionalismo, Políticas Públicas e Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e Meio Ambiente e Sistema Penal e Direitos Humanos, entre outras.
O objetivo da Universidade do Pará é garantir a esses povos a continuação do processo de conhecimento e desenvolvimento. A graduação é importante, mas o mestrado demonstra o real interesse em ocupar os espaços, em especial espaços acadêmicos.
“O Mestrado em Direito mostra hoje a amplitude do papel fundamental que as populações tradicionais têm nas discussões jurídicas, algo que preserva as vidas de seus povos, na garantia de direitos, sobretudo no processo de compartilhamento destes”, afirma o estudante indígena de Direito, Tel Guajajara, que é coordenador do DCE, Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Pará.
Para participar da seleção, o interessado deve se inscrever até o dia oito de janeiro de 2021, no site sigaa.ufpa.br. Além disso, o interessado deve anexar toda documentação solicitada no edital.
Somente serão deferidas as inscrições dos candidatos cujos pré-projetos estiverem adequados às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação.