Unidade móvel atende 4,6 mil reeducandos e amplia combate à tuberculose em presídios mato-grossenses

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Fernanda Nazário/SES-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio 


A unidade móvel de prevenção à tuberculose, da Secretaria de Estado de Saúde, atendeu quatro mil 650 pessoas presas em 2025, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça.

A equipe da unidade móvel realizou exames de Teste Rápido Molecular e de raio-X de tórax em todos os atendidos.

O projeto, criado em 2021 com o objetivo de auxiliar no diagnóstico precoce da doença nas penitenciárias de Mato Grosso, vai continuar em 2026.

O assessor especial da Secretaria Estadual de Saúde, Diógenes Marcondes, explicou que caso o reeducando teste positivo para tuberculose, o tratamento é realizado na própria penitenciária, quando a unidade dispõe de uma equipe de saúde, ou pela Unidade Básica de Saúde do município.

As novidades previstas para 2026 são os exames de sangue por meio de aparelhos que fornecem resultado imediato e de retinografia pela teleretinografia do Saúde Digital.

Os exames de retinografia podem detectar precocemente doenças oculares graves, como a retinopatia diabética, glaucoma, degeneração macular e lesões de córnea.

Neste início de ano, a unidade vai atender reeducandos de unidades prisionais de Alta Floresta, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Chapada do Guimarães, Colíder e Colniza.

Além de Diamantino, Juara, Juína, Nobres, Nortelândia, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Tangará da Serra e Santo Antônio de Leverger.


Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima