| Uma rede de proteção a pessoas idosas está sendo debatida em Mato Grosso.mp3 |
Foto: Agência Brasil
Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e o Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa debateram na última semana, a criação de uma rede de atendimento e proteção aos direitos da pessoa idosa.
O Sistema de Garantia de Direitos da Pessoa Idosa e Efetivação dos Direitos Sociais pretende organizar instituições do Estado para implementar uma articulação de proteção e defesa da maior idade.
Em Mato Grosso, a ideia é criar uma central de atendimento funcional, a partir do Conselho Estadual, tendo a Secretaria de Segurança Pública como base de apoio, principalmente em relação à padronização das denúncias e conduta dos agentes de segurança pública na recepção dos casos.
Segundo os organizadores do encontro, ao construir essa articulação, é possível que o Estado compreenda melhor as necessidades das pessoas idosas e estabeleça ações para fazer valer os seus direitos.
O secretário adjunto de Inteligência, Valter Furtado Filho, salienta a importância da Secretaria de Segurança Pública e na assistência da pessoa idosa, principalmente com a possibilidade de obter registros para monitorar e melhorar os atendimentos.
O presidente do Conselho, Isandir Rezende, ressaltou que é preciso uma atenção maior à população idosa, considerando o aumento da expectativa de vida da população em geral.
Isandir lembrou que a Constituição, quando trata da questão do idoso, cita como responsáveis pelo seu bem-estar a família, a sociedade civil e o Estado.