| UFMT lança edital para seleção de estudantes quilombolas em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop.mp3 |
Foto da manchete: UFMT
Por Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, lançou uma nova edição do processo seletivo específico para candidatos quilombolas de Mato Grosso, ofertando 145 vagas, para diferentes cursos, nos Câmpus de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop.
Durante a assinatura do edital, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, lembrou que a universidade foi pioneira na implementação de ações afirmativas, com reserva de vagas antes mesmo da lei federal de cotas.
Para concorrer a uma vaga os candidatos podem utilizar a nota do ENEM dos últimos cinco anos, ou, caso não tenham participado do Exame, usar o Histórico Escolar do Ensino Médio.
Além do lançamento do edital, a preocupação da UFMT é criar estratégias para a permanência dos estudantes na Instituição.
A pró-reitora de Assistência Estudantil, professora Lisiane Pereira de Jesus, explicou que só ingresso não é o suficiente. “A Universidade precisa oferecer condições para o êxito”, reforçou a professora.
Uma das políticas de permanência em vigor são bolsas de até 900 reais, ofertadas durante oito meses, para os 41 estudantes quilombolas que ingressaram na edição de 2022 deste seletivo.
Os recursos foram destinados pelo Governo do Estado, mas sua continuidade depende de novos aportes.
Maria Helena Tavares Dias, professora no território quilombola Vão Grande, disse que este processo seletivo é um marco na igualdade de acesso ao ensino superior público e de qualidade.
As inscrições acontecem entre os dias 23 e 24 de março, e podem ser feitas pelo site ufmt.br.