Tudo fechado! Justiça prorroga quarentena coletiva obrigatória em Cuiabá e VG por mais sete dias

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

O juiz da Vara Estadual da Saúde de Mato Grosso, José Luiz Leite Lindote, prorrogou por mais sete dias a quarentena coletiva obrigatória nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

 

Na decisão, o magistrado ressaltou que, ao final deste período, caso seja necessário, a medida poderá ser estendida por mais uma semana.
 
A decisão vale a partir desta sexta-feira, 10 de julho, quando termina o prazo da quarentena obrigatória anteriormente determinada, que começou no 25 de junho, nos dois municípios.

 

O objetivo da medida é conter o avanço do coronavírus, já que Cuiabá e Várzea Grande foram classificadas pela Secretaria Estadual de Saúde como de alto risco para a disseminação da doença.

 

A decisão de Lindote foi anunciada horas depois do final da audiência de conciliação convocada para debater a questão. Como não houve acordo entre as partes envolvidas, a palavra final foi do juiz.

 

As prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande defendiam a prorrogação da quarentena por mais sete dias.

Já o Governo do Estado e Ministério Público Estadual queriam que a medida fosse estendida por mais 14 dias.

 

O magistrado critica a demora na tomada de decisões pelos órgãos públicos estaduais e municipais para conter o avanço da covid nas duas maiores cidades do Estado.

 

“O que não se pode é aceitar que mais vidas sejam perdidas ante o atraso e ineficiência do aparelho estatal. As mortes estão aumentando diariamente e a tendência é que mais pessoas venham a sucumbir diante da falta de assistência médica adequada”, sentenciou o juiz José Lindote.

 

Dessa forma, fica proibida a realização de atividade de lazer ou evento que cause aglomeração, como shopping center, shows, parques, jogos de futebol, cinema, teatro, bares, restaurantes, casa noturna, festas e confraternizações familiares, ainda que realizadas nas residências.  

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.