TSE confirma indeferimento de registro de ex-prefeito e deputado ganha vaga na AL/MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O ministro Ricardo Lewandowski, do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, manteve o indeferimento do registro de candidatura do ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto Mello, do PL.

A decisão interfere na composição da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e mantém no cargo o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, o agora deputado estadual, Juca do Guaraná Filho, do MDB. 

Lewandowski, ao decidir pela manutenção do indeferimento, citou a conclusão do TRE, Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, que considerou que as contas de Gilberto foram rejeitadas por irregularidades insanáveis em uma decisão irrecorrível do TCU, Tribunal de Contas da União. Ele foi condenado, inclusive, ao pagamento de multas.

Já a Procuradoria Geral Eleitoral argumentou que, na gestão de Gilberto na Prefeitura de Chapada dos Guimarães, não houve prestação de contas de recursos federais para programas destinados ao combate à fome.

Considerado ‘ficha suja’, Gilberto disputou a eleição ‘sub judice’ e recebeu sete mil 260 votos, em outubro de 2022.

Os votos conquistados pelo ex-prefeito não foram contabilizados como válidos, já que se encontravam congelados.

Se caso o TSE reconsiderasse a decisão do TRE de Mato Grosso, a composição do quadro de deputados eleitos na Assembleia Legislativa seria alterada, já que o quociente eleitoral mudaria.

Quem perderia a cadeira seria Juca do Guaraná, último colocado entre os candidatos eleitos do MDB, que também perderia um representante na Casa de Leis.

A vaga ficaria com o ex-deputado Delegado Claudinei, do PL, que não conseguiu se reeleger e ficou com a primeira suplência do partido no parlamento estadual.

Ao todo, o MDB recebeu 217 mil 896 votos, conseguindo eleger três deputados estaduais dentro do quociente eleitoral.

Juca do Guaraná entrou na sobra dos mil 863 votos da legenda. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.