Tribunal Regional Eleitoral cassa o mandato do prefeito de Lambari do Oeste e o município terá nova eleição.mp3 |
Da redação: Sapicuá Rádio News
Prefeito de Lambari D’Oeste, Edvaldo Alves dos Santos, do PSB, foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, TRE de Mato Grosso, juntamente com seu vice, Zaqueu Batista de Oliveira, do PR.
A decisão foi tomada nesta terça-feira e se baseia em denúncias de abuso de poder econômico e compra de votos durante as eleições de 2016.
Os integrantes da corte eleitoral também determinaram a realização de uma nova eleição no município.
“Determino a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Lambari D’Oeste, após a publicação deste acórdão ou do acórdão de julgamento de eventuais embargos de declaração”, escreveu o relator juiz-membro Ricardo Gomes de Almeida.
De acordo com o TRE, tanto Edvaldo quanto Zaqueu podem recorrer da decisão por meio de embargos, alegando contradições, abusos ou omissões no julgamento.
A ação foi movida pela coligação Unidos por Lambari, composta por PSD, PPS, PDT e PT, que foi analisada e aceita pelo Ministério Público Federal.
Os procuradores eleitorais pediram, além de todas as penas já citadas, o pagamento de multa equivalente a cinco mil Unidades Fiscais de Referência.
Eles também estão inelegíveis por oito anos.
Entre as irregularidades que foram apontada s na campanha estão a distribuição de vales-combustíveis e material escolar, entre outros itens proibidos.
Voz: Vinícius Antônio