Tribunal de Contas faz varredura nos contratos da Secretaria de Infraestrutura na gestão do ex-governador Pedro Taques.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
Identificar a situação deixada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, que gerenciou o montante de um bilhão e 65 milhões de reais em 2018.
Esse é o foco de uma auditoria que está sendo realizada pela Secretaria de Controle Externo de Obras e Infraestrutura do Tribunal de Contas de Mato Grosso.
A unidade está analisando os dados da gestão Sinfra referente ao último exercício da gestão 2015-2018, período em que o Estado foi administrado pelo governador Pedro Taques.
"A auditoria sobre esse período da gestão tem algumas particularidades, que serão objeto de apreciação mais aprofundada", explicou o auditor público externo Emerson Augusto de Campos.
É importante destacar que a fiscalização ocorre sobre as ações da Sinfra no momento da transição entre as gestões de 2015-2018 e 2019-2022.
Desse modo, os auditores buscam apresentar um panorama completo das obras paralisadas a cargo da Sinfra, bem como o estágio de execução das principais obras em andamento.
A transparência é obrigação legal e sua importância para o controle externo é cada vez mais visível, pois com ela é possível o controle social dos gastos públicos.
O TCE, por meio de sua Ouvidoria, recebe denúncias da sociedade, que geram investigações e são primordiais na busca pela qualidade dos serviços públicos.
Assim, "o Tribunal de Contas vai avaliar se todas as medições de obras feitas pela Sinfra foram inseridas no Sistema Geo-Obras, de modo que a população tenha acesso online do que está sendo medido e, posteriormente, pago pela Secretaria de Estado, podendo exercer o pleno controle social dos gastos públicos com as obras rodoviárias estaduais", destacou Emerson Campos.