Tribunal de Contas cobra dos municípios ações efetivas para garantir a vacinação das crianças

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: UNICEF-Adra/BRZ/Josiele Oliveira

Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

Durante a 4ª reunião da Comissão Intergestora Bipartipe da Saúde, que aconteceu na última quarta-feira, o conselheiro do TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, Guilherme Maluf, lançou o programa “Estratégias para o fortalecimento da imunização nos 141 municípios mato-grossenses”.

Presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Corte do TCE, o conselheiro explicou que o índice de cobertura vacinal no estado encontra-se abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde, o que representa risco de reintrodução de doenças já erradicadas.  

“Não podemos ressuscitar doenças que já estão enterradas, como por exemplo a poliomielite e o sarampo. Não é possível que nossas crianças voltem a ter essas doenças”, alertou Maluf, na reunião com representantes da Saúde de todo o estado.  

Segundo o conselheiro, desde o ano passado o Tribunal vem atuando para solucionar o problema.

Para tanto, a Comissão já emitiu Nota Recomendatória à Secretaria de Estado de Saúde e secretarias municipais e realizou visita técnica à Rede de Frio do Estado para entender o fluxograma, armazenamento e distribuição das vacinas. 

A proposta envolve ainda a qualificação por meio de ações conjuntas com os órgãos públicos e de controle social. Nos dias 29 e 30 de junho, o TCE capacitará gestores e profissionais da saúde que atuam com a vacinação.

A programação inclui temas como biossegurança, eventos adversos e Programa Nacional de Imunização.