TRE/MT realiza mutirão em VG para cadastrar mais de 12 mil eleitores sem biometria

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Tomaz Silva/Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

A segunda cidade mais populosa de Mato Grosso, Várzea Grande, recebe mutirões do TRE, Tribunal Regional Eleitoral nesta quinta-feira e sexta-feira.

Os atendimentos começam às três horas da tarde e seguem até às nove da noite, garantindo mais acessibilidade ao eleitorado que trabalha durante o dia.

O foco é o cadastramento biométrico de eleitores e eleitoras, uma vez que, no município, 12 mil 386 estão sem a biometria.

Nesta quinta-feira, os atendimentos acontecem no Senai por meio do ônibus da Justiça Eleitoral Móvel, na Avenida Dom Orlando Chaves, no bairro Cristo Rei.

E na sexta-feira o atendimento ao eleitorado será na Escola Estadual Prof. Fernando Leite de Campos, que fica na Avenida Alzira Santana, no Centro da cidade.

Segundo o chefe do Cartório da 49ª Zona Eleitoral, Igor Burini, a Justiça Eleitoral está realizando estes mutirões para ampliar o acesso do eleitor aos serviços, especialmente à coleta biométrica, que é essencial para a regularização da situação eleitoral.

Nosso objetivo é atender o maior número possível de pessoas antes do período de maior demanda, evitando transtornos futuros, como pendências no CPF ou dificuldades no acesso a serviços públicos.

As ações foram direcionadas a regiões onde existe maior concentração de eleitores sem biometria, como os bairros Cristo Rei e Centro.

Ao todo, 93,42% da população do município já está cadastrada biometricamente, representando 175 mil 828 eleitores.

A Justiça Eleitoral leva para os mutirões todos os serviços oferecidos no cartório eleitoral: alistamento eleitoral, ou primeiro título, revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via do título de eleitor e de guia para recolhimento de multa eleitoral, além da possibilidade de regularização da situação eleitoral.

Para o atendimento, o eleitorado deve apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital.