TRE/MT busca parcerias para regularizar títulos cancelados. Grande parte por falta de biometria.

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: TER MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Levantamento feito pelo TRE, Tribunal Regional Eleitoral, revela que 400 mil eleitores estão com os títulos cancelados em Mato Grosso, e, deste total, um terço está concentrado em Cuiabá e Várzea Grande.

Diante da situação, o prefeito Emanuel Pinheiro, do MDB, está articulando parcerias para fazer a regularização dos títulos cancelados na Capital.

Para buscar uma solução, Emanuel se reuniu com o presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, com objetivo de estabelecer um planejamento para a implementação de um plano que contemple a população cuiabana.

Conforme apresentado ao prefeito, uma parte considerável dos cancelamentos ocorrem em virtude da não revisão do eleitorado, ou seja, a falta de cadastro biométrico.

Em todo Brasil, a realização da coleta de dados biométricos continua suspensa, seguindo uma determinação do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, por causa da pandemia de covid-19.

Na ocasião, o presidente do TRE afirmou que encaminhou ao TSE um ofício com informações que comprovam que Mato Grosso já está apto para continuar o cadastro biométrico.

De acordo com o prefeito, a ideia é que, após conseguir a liberação no TSE, a Prefeitura de Cuiabá e o TRE formalizem uma parceria, agilizando a coleta e permitindo que todos os eleitores possam estar presentes nas urnas nas próximas eleições.

Em Cuiabá, são cerca de 84 mil pessoas com títulos cancelados, aproximadamente 20% do eleitorado da capital nesta situação.

Segundo Emanuel Pinheiro, esse público faz parte, em sua maioria, da camada mais carente da população, que ainda não conseguiu fazer a atualização do título de eleitor.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.