TRE MT divulga calendário da eleição suplementar para o senado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Com a cassação do mandato da senadora Selma Arruda, do Podemos, Mato Grosso terá que realizar uma eleição suplementar para o cargo.

 

Esta semana, o TRE, Tribunal Regional Eleitoral, divulgou o calendário eleitoral para a eleição suplementar ao Senado, que vai acontecer no 15 de novembro.

 

O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, decidiu que o pleito será no mesmo dia em que o eleitor vai às urnas para a eleição municipal, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores. 

 

Sendo assim, os prazos serão os mesmos, mas todos os atos já praticados em relação à eleição suplementar, como convenções e registros de candidaturas, precisam ser refeitos.

 

A partir de 11 de agosto as emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário.

 

De 31 de agosto a 16 de setembro é o período destinado às convenções partidárias e à definição sobre coligações. No dia 26 de setembro serão realizados os registros das candidaturas.

 

A partir de 26 de setembro começa a contar o prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia e será iniciada a propaganda eleitoral, também na internet.

 

Até 18 de dezembro será realizada a diplomação do candidato eleito. O mandato de senador será até 2027.

 

Anteriormente, o TRE havia marcado a eleição suplementar para 26 de abril, mais foi adiada por causa da pandemia.  As convenções foram realizadas em 12 de março e já tinham sido homologadas 12 candidaturas.

 

Carlos Fávaro, do PSD, que foi o terceiro colocado no pleito de 2018, ocupa o cargo interinamente por força de uma decisão judicial.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.