TRE-MT aposta em campanha nas escolas para aumentar alistamento de jovens até maio

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria TRE MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio 

 

O TRE, Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, apresentou, nesta segunda-feira, um conjunto de estratégias para ampliar o cadastro eleitoral no estado, especialmente dos mais jovens.

As ações fazem parte do Plano Integrado das Eleições 2026, que reúne medidas administrativas, de governança e de mobilização social para o próximo pleito.

O prazo para regularização e emissão do título de eleitor termina em seis de maio.

Segundo a presidente do TRE de Mato Grosso, desembargadora Serly Marcondes Alves, a Justiça Eleitoral estima que cerca de 150 mil eleitores ainda precisam procurar o órgão até o fechamento do cadastro.

Segundo ela, este é o momento de atrair o eleitor. A Justiça Eleitoral está preparada e convidando para que ele venha regularizar a sua situação.

Após o prazo legal, não haverá mais possibilidade de inclusão ou correção de dados para quem quiser votar em 2026.

Um dos principais públicos-alvo da campanha é o eleitor jovem.

Dados apresentados pelo Tribunal estimam que cerca de 157 mil jovens em idade eleitoral estejam fora do cadastro, o que representa mais de 70% desse grupo etário.

A desembargadora reforçou que a grande maioria ainda não tem título, e isso faz diferença na democracia.

Para alcançar esse público, o TRE vai intensificar, a partir de fevereiro, ações presenciais em escolas estaduais, municipais e particulares, em parceria com a Secretaria de Educação.

A estratégia inclui palestras, materiais didáticos e atendimentos para emissão do título diretamente nas unidades de ensino.

Serly Alves ressaltou que a equipe do Tribunal Eleitoral vai visitar as escolas com uma linguagem moderna, jovem, que gere engajamento e compartilhamento.

Além do alistamento jovem, o plano apresentado pelo TRE Mato Grosso prevê ações para ampliar o cadastro de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima