| TRE acelera preparativos para as eleições de novembro com foco na saúde das pessoas.mp3 |
Voz: Vinícius Antônio
O protocolo sanitário do dia da eleição em todo o país determina o uso máscaras, escudo facial, álcool em gel 70%, e treinamento para prevenção de doenças para mesários e demais envolvidos no processo eleitoral.
Em Mato Grosso, as medidas de segurança serão adotadas pelo TRE, Tribunal Regional Eleitoral, em seis mil 679 seções eleitorais distribuídas pelo estado.
O procedimento foi repassado pelo TSE, Tribunal Superior Eleitoral, a diretores gerais dos TREs de todo país nesta segunda-feira.
O diretor geral do TRE, Mauro Diogo, explicou que os EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, serão fornecidos pelo TSE.
“Estamos na fase definitiva da eleição, onde o planejamento começa efetivamente a ser executado. Temos um grande desafio pela frente, mas certamente vamos conseguir realizar este pleito com toda a segurança necessária”, destacou o diretor.
Como serão duas eleições simultâneas em Mato Grosso, a suplementar para escolha de uma vaga ao Senado Federal e o pleito para escolha de prefeito e vereadores nos municípios, a estimativa é de envolvimento direto de cerca de 40 mil pessoas trabalhando, sem contar equipes de apoio como policiais federais, militares, parceria com a Funai, motoristas entre outros profissionais que dão suporte ao TRE.
O Estado de Mato Grosso possui atualmente dois milhões e 300 mil eleitores. O primeiro turno das eleições municipais de 2020 acontece no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29.