| TJ e PM firmam parceria para combater casos de violência doméstica envolvendo policiais militares.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso assinou termo de parceria com a Polícia Militar para a realização do Programa Interno de Atenção à Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres, o programa Apoio.
O termo foi assinado pela presidente do TJ, desembargadora Maria Helena Póvoas, a presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e o comandante-geral da PM, coronel Alexandre Correa Mendes.
O objetivo do programa é prevenir e enfrentar os casos de violência doméstica envolvendo policiais militares com ações voltadas tanto a homens autores de violência quanto mulheres vítimas.
A iniciativa funcionava como projeto piloto e acabou vencendo a categoria Instituição Pública da 1ª edição do Prêmio Juíza Glauciane Chaves de Melo, promovida pelo Tribunal de Justiça.
A solenidade de entrega do Prêmio aos vencedores acontece nesta quarta-feira.
A parceria, de acordo com coronel Alexandre Mendes, fortalece e consolida o Programa que será expandido para todo o estado.
O comandante-geral explicou que a PM e o TJ vão oferecer meios eficazes para que os policiais militares sejam cuidadosos e não repitam a violência.
Já a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro afirmou que a violência contra a mulher destrói famílias, e os filhos sofrem de forma gigantesca. “Os danos são devastadores”, lamentou a vice-presidente do TJ.
O Programa Apoio é realizado em quatro eixos temáticos: Disciplinar, Reflexão, Psicossocial e Patrulha Maria da Penha.