Terra da etnia Xavante tem o maior número de focos de incêndios de Mato Grosso e causas serão investigadas pelo MPF

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Vinícius Antônio

Um procedimento foi instaurado pelo MPF, Ministério Público Federal de Barra do Garças, para apurar as queimadas registradas na Terra Indígena Areões, da etnia Xavante, na cidade de Nova Nazaré, no nordeste mato-grossense.   

 

O procurador da República, Everton Pereira Aguiar, informou que o procedimento foi motivado a partir de informações sobre a ocorrência de queimadas de grandes proporções na Terra Indígena.

 

Diante disso, o MPF determinou a requisição de informações à Polícia Federal e ao Ibama, bem como de dados detalhados ao Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. E aguarda agora as informações necessárias para apuração dos fatos e posterior providências a serem realizadas.

 

Conforme constatação dos agentes, quase toda Terra Indígena já foi atingida pela queimada. Segundo dados do Inpe, essa é a área com maior número de focos de incêndios do Estado.

 

Foi flagrada ainda a movimentação de caminhões e tratores dentro da terra indígena. Árvores, como ipê, roxinho e jatobá foram encontradas cortadas.

 

A investigação para identificar os suspeitos é feita pela Polícia Federal de Barra do Garças

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.