Termo de compromisso legaliza 516 hectares para garimpeiros em Aripuanã

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

Cerca de 1500 garimpeiros vão poder exercer a extração de ouro de forma legalizada na Região de Aripuanã.

Um acordo que põe fim a conflito pelo uso de uma área para mineração entre garimpeiros, e a mineradora Nexa Resources, foi firmado nesta segunda-feira com a mediação da Companhia Mato-grossense de Mineração.

Conforme o presidente da Metamat, Juliano Jorge, este é o primeiro passo para possibilitar que as famílias da localidade possam continuar trabalhando, e gerando emprego e renda no município, de forma legalizada. 

A Metamat também irá fornecer apoio técnico para a Cooperativa com a abertura de um escritório com um geólogo para atender a Cooperativa em Aripuanã. A previsão é de que o novo escritório atenda também a demanda de capacitação em lapidação de pedras coradas, com o objetivo de aumentar a renda local com o beneficiamento de pedras para o mercado interno e externo. 

A área de 516 hectares será cedida para mineração de ouro na superfície, e os recursos minerais presentes no subsolo como zinco, cobre e chumbo continuarão sendo explorados pela Nexa.

Um Termo de Cooperação será firmado também com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e a prefeitura de Aripuanã, por intermédio da Metamat, para que haja o reflorestamento de áreas degradadas. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.