| Técnicos da Sema vistoriam ‘in loco’ todo traçado da primeira Ferrovia Estadual de MT.wav |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O traçado da primeira Ferrovia estadual de Mato Grosso foi percorrido presencialmente por técnicos da Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
A vistoria faz parte do processo de licenciamento ambiental do empreendimento.
O trajeto previsto no projeto possui cerca de 740 quilômetros de extensão, e vai ligar Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá.
Os técnicos foram conhecer a realidade local e o contexto do traçado escolhido pela empresa Rumo S/A.
Conforme o engenheiro ambiental, Otavio Rodrigues Mendes, 26 pontos foram inspecionados com o objetivo de conferir in loco as condições ambientais e as informações dos Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental entregues pela empresa.
Também foram utilizados drones para captar imagens aéreas em uma extensão maior, com o registro fotográfico e coordenadas geográficas para subsidiar os relatórios, explica Rodrigues Mendes.
Foram conferidos os pontos de mais atenção na análise ambiental, como locais em que haverá obra de construção de pontes e túneis, conferência de distância de assentamentos, nascentes, cavernas, a região de Serra de São Vicente, e o terminal Malha Norte, localizado em Rondonópolis.
Oito técnicos da Sema participaram da vistoria, que durou seis dias seguidos.
Para a implantação da ferrovia, a análise do licenciamento será em três fases. Começando pela emissão da Licença Prévia, depois a Licença de Instalação e, por último, a Licença de Operação.