TCU atende governo estadual e suspende conseção de parque em Chapada

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O Tribunal de Contas da União suspendeu o contrato de concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. 

O TCU, por meio do ministro Vital do Rêgo, atendeu um pedido feito pelo Governo de Mato Grosso, e a decisão vale até que o Pleno do Tribunal analise a questão.

O ministro determinou que o Instituto Chico Mendes e a empresa Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura, vencedora do certame de concessão do parque, se pronunciem, no prazo de 15 dias, a respeito de supostas irregularidades no contrato.

Na ação, a MT Par, empresa de economia mista do Estado de Mato Gross, relatou ao TCU ter sido inabilitada da concorrência pelo ICMBio, que não considerou a documentação enviada pela estatal. 

Porém, Vital do Rêgo reconheceu que a MT Par cumpriu os prazos estabelecidos

A concessão do Parque de Chapada dos Guimarães foi estabelecida com previsão de investimento de 18 milhões de reais em 30 anos pela empresa. 

O Governo do Estado quer assumir o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e afirma que tem dinheiro em caixa para investimentos superiores ao prometido pela empresa vencedora da conceção. 

Outro fato preocupante é o valor que a nova administradora quer cobrar pela entrada individual nas dependências do parque.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.