| TCE MT lidera mobilização pela busca ativa de estudantes que abandonaram a escola.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Ao mobilizar entidades da administração estadual, governo e prefeituras, o TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, amplia a efetividade da plataforma Busca Ativa Escolar.
A ferramenta, desenvolvida pelo UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, tem como objetivo combater a evasão e o abandono escolar e foi oficialmente lançada no estado na última semana.
Durante o lançamento, o presidente do TCE, conselheiro Guilherme Maluf, destacou o preocupante cenário da educação no país e ressaltou a importância da Busca Ativa Escolar.
"O Tribunal se uniu de forma muito consciente e ativa ao Unicef, porque precisamos melhorar o sistema educacional no Brasil, especialmente diante das graves consequências impostas pela pandemia", reforçou Maluf.
O supervisor da estratégia, conselheiro e ouvidor-geral do TCE, Antônio Joaquim, chamou a atenção para os números da evasão no Brasil: cerca de cinco milhões de crianças e adolescentes estão fora da sala de aula.
"Imaginem o impacto disso para a sociedade e para essas crianças, que não estão recebendo educação adequada. É um dever cívico que todos estejam engajados nesse projeto.", alertou o conselheiro.
Neste contexto, destacou ainda que, em Mato Grosso, apenas 15% dos municípios aderiram à plataforma.
Segundo a oficial de comunicação da Unicef, Ida Oliveira, o engajamento do TCE é fundamental, uma vez que a instituição tem amplo trabalho no controle e realização de políticas públicas.
Para além dos problemas relacionados à evasão e abandono escolar, ela também alertou para os altos índices de crianças e adolescentes com distorção de idade e série.