| 03 Sobram vagas Mato Grosso é destaque nacional pelo baixo desemprego.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Fiemt
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Em Mato Grosso, há mais pessoas empregadas do que em busca de uma colocação no mercado de trabalho. O estado registrou a menor taxa de desocupação em toda a sua série e ganhou destaque nacionalmente por ter o segundo menor número de pessoas na força de trabalho desempregadas.
Somam 1,9 milhão trabalhadores na ativa e somente 45 mil sem emprego. Ou seja, apenas 2,3% da população está desocupada, conforme dados da Pnad Contínua feita pelo IBGE, analisados pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
No ranking nacional, Mato Grosso se posiciona atrás somente de Rondônia.
O norte mato-grossense tem a menor taxa de desocupação do estado, com 1,4%.
A taxa de desocupação masculina no estado foi 1,7% no terceiro trimestre do ano. Entre, as mulheres, o índice ficou em 3,0%. Boa parte desses trabalhadores desocupados possuíam ensino fundamental completo, seguido por aqueles que não completaram o ensino médio ou que já concluíram essa fase.
A quantidade de pessoas na informalidade em todo estado aumentou no terceiro trimestre, passando de 645 para 683 mil pessoas, alcançando uma taxa de informalidade de pouco mais de 35%.