Sintep ameaça greve geral a partir do dia 20 e governador Mauro Mendes pede “reflexão” dos profissionais da educação.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso deve aprovar no dia 20 de maio greve geral da categoria por tempo indeterminado.
O Sintep decidiu convocar a classe depois de uma reunião entre a diretoria do Sindicato com os secretários estaduais de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, e de Educação, Mariaoneide Kliemaschewsk.
A entidade avalia que as reivindicações dos profissionais da educação apresentadas ao Governo do Estado não foram contempladas e apontam para a possibilidade de uma greve geral por tempo indeterminado, na rede estadual de ensino, a partir de 20 de maio.
O presidente do Sintep, Valdeir Pereira, alerta que categoria estará em assembleia geral, com indicativo de greve, para o próximo dia 20 e o governo deverá minimamente apresentar um documento formalizando a resposta às reivindicações da categoria.
Por outro lado, o governador Mauro Mendes disse que os profissionais da educação, precisam refletir sobre a qualidade do ensino antes de cobrar melhores salários, e que greve não resolve os problemas do Estado.
“O Sintep tem todo o direito de fazer greve, mas os profissionais da educação de Mato Grosso tem o terceiro melhor salário do Brasil e nós temos a 21ª pior educação do país. Então é momento de refletir um pouco sobre isso. Saber que nós precisamos melhorar a Educação, sim, mas não é só melhorando salário que nós vamos melhorar a educação”, ressaltou Mendes ao avaliar o indicativo de greve dos profissionais da educação.