| Sinfra investiu mais de 300 milhões de reais em obras nos municípios mato-grossenses.mp3 |
Foto: Sinfra MT
Por: Jurandir Antônio Voz: Enéas Jacobina
A Sinfra, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, firmou 111 convênios com prefeituras e consórcios intermunicipais em 2021, totalizando um investimento de 306 milhões de reais em obras nos municípios mato-grossenses.
O valor compreende os recursos próprios aplicados pelo Governo do Estado, recursos de emendas parlamentares e também contrapartidas das prefeituras beneficiadas.
Os convênios contemplam obras de pavimentação e recuperação de asfalto nas cidades, manutenção de pontes e estradas vicinais, fornecimento de aduelas para substituição de pontes de madeira e também construção de praças e quadras esportivas.
O maior volume de obras é referente à pavimentação urbana.
Entre serviços de pavimentação, recuperação, drenagem, micro revestimento e aquisição de material betuminoso, foram formalizados convênios no valor de 235 milhões de reais.
Entre esses convênios, o de maior valor é o que foi firmado para a pavimentação dos distritos industriais de Rondonópolis, em um total de 65 milhões.
Um total de quase 30 milhões de reais foi destinado para a manutenção de estradas estaduais ou municipais e manutenção de pontes.
Deste montante, 15 milhões foram repassados ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Araguaia para manutenção de 239 quilômetros de rodovias não pavimentadas e de pontes de madeira na região do Norte Araguaia.
Na formalização do convênio, o Governo do Estado repassa uma quantia de recursos para a prefeitura, ou consórcio, que entra com algum valor de contrapartida, e fica responsável por executar as obras.