| Setor do turismo se reúne com Governo de Mato Grosso para discutir saída para a crise.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O senador Wellington Fagundes, representantes do setor hoteleiro e de órgãos federais, se reuniram com o Governo de Mato Grosso para discutir a suspensão das parcelas de empréstimos concedidos aos empresários do ramo.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a situação dos empresários é muito complicada e do setor hoteleiro, especificamente, é agravada porque o movimento foi reduzido à zero, o que deve ter como consequência demissões em massa, como foi no ano de 2020.
O secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, informa que a solicitação inicial é uma reunião da Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste, Conselho Monetário Nacional, Banco do Brasil e Ministério do Turismo.
Já em relação ao setor alimentício, a associação representativa solicita suspensão e prorrogação dos vencimentos das parcelas do Fungetur pelo prazo de 12 meses.
O senador Wellington Fagundes se comprometeu a fazer a articulação em Brasília para que os setores sejam ouvidos. Ele afirmou saber da gravidade do momento da pandemia, especialmente para estes setores que fecharam quase totalmente.
O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso, Luiz Carlos Nigro, ressaltou que o setor está em crise em todo o país e os empresários necessitam da suspensão dos pagamentos até dezembro do próximo ano.
Já Bruno Delcaro, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Mato Grosso, reforçou a urgência do pleito “para mês que vem”.