Pipa na rede elétrica deixou mais de 70 mil sem luz em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Energisa MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio  

Durante o período das férias escolares, muitas crianças aproveitam para se divertir soltando pipas nas ruas, praças e quadras.

Mas, para que a brincadeira seja segura, nada de soltar pipa perto das redes elétricas.

Segundo o coordenador de Planejamento e Qualidade da Energisa Mato Grosso, Murilo Castilho, uma pipa enroscada na rede pode causar o rompimento de um cabo da rede de distribuição devido ao poder cortante da linha chilena ou cerol, utilizados indevidamente, gerando interrupção no fornecimento de energia e podendo afetar um bairro inteiro ou até mesmo uma cidade.

Em 2025, foram registradas 387 ocorrências de queda de energia causadas por pipas, afetando mais de 70 mil clientes em Mato Grosso.

A concessionária orienta a população que empine pipas longe da rede elétrica, onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. 

Também não solte pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos.

Além disso, nunca use cerol ou a linha “chilena”: elas são proibidas por lei e não utilize papel alumínio na confecção da pipa.

A empresa lembra ainda que caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir do brinquedo. Não tente pegar a pipa na fiação, nem com as mãos, bambus ou qualquer outro objeto.

Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, acione a Energisa pelo WhatsApp (65) 9  9999 - 7974 ou pelo telefone 0800 6464 196

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima