Setor_de_servicos_fecha_2019_com_aumento_de_1_primeiro_resultado_positivo_em_5_anos.mp3 |
Tâmara Freire - EBC
O volume de serviços aumentou 1% em 2019, interrompendo uma sequência de quatro anos sem resultados positivos. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE.
O crescimento foi puxado principalmente pelo setor de informação e comunicação, que acumulou alta de 3,3% no ano. Mas, de acordo com o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o setor precisa manter essa trajetória para reverter as perdas dos últimos anos.
“São três taxas negativas entre 2015 e 2017, com uma perda acumulada de 11%, uma estabilidade no ano de 2018 e agora volta a operar no campo positivo com esse avanço de 1%. Os grandes destaques em termos de serviços do ano de 2019 foram tecnologia da informação, serviços financeiros auxiliares, como corretoras de títulos e valores imobiliários, e os destaques negativos vindo dos setores de transporte rodoviário e ferroviário de cargas”.
Outro destaque positivo foram serviços de locação de automóveis. Isso pode ser resultado tanto da mudança de comportamento do consumidor, que prefere não ter carro e alugar quando precisa, quanto pelo aumento de motoristas de aplicativo, que alugam o veículo para trabalhar.