Setor de hortifruti registra alta de preços em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

Após períodos consecutivos de estagnação nos preços, o setor de hortifrúti começa a dar sinal de que pode voltar a pesar no bolso do consumidor neste início de ano.

 

De acordo com levantamento realizado pela Seaf, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, o maxixe, a vagem, o milho verde e o milho de pipoca tiveram alta no custo direto ao mercado atacadista nesta semana.

 

A vagem e o milho de pipoca foram os grandes puxadores da alta de preços no período analisado. O legume figura com alta de 40%, subindo de 50 para 70 reais a caixa com 12 quilos. Já o milho de pipoca, denominado milho amarelo, passou de 38 para  52 reais a saca com 50 quilos, representando uma alta de 37% em apenas uma semana.

 

O maxixe e o milho verde, esse muito usado na culinária na fabricação de pamonha, bolos e curau, aumentaram 20%. Os dois na semana passada custavam 50 reais. Já nesta semana passou a valer 70 reais a caixa com 16 quilos de maxixe, e 45 quilos de milho verde.

 

Segundo o engenheiro agrônomo da Seaf, Luiz Henrique Carvalho, variação da oferta e dos preços de verduras, legumes e frutas é sazonal.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.