| SES recomenda que as aulas continuem suspensas em Mato Grosso para evitar a disseminação do coronavírus.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou, nesta segunda-feira, que as atividades escolares não devem retornar tão cedo.
As aulas nas redes públicas e particulares estão suspensas desde o dia 23 de março, como forma de prevenir a disseminação do novo cornavírus no território mato-grossense.
De acordo com o secretário, o surto da doença está apenas começando em Mato Grosso. Oficialmente, Mato Grosso registra mil 594 de casos confirmados e 42 mortes por causa da doença.
“É mais prudente manter as aulas suspensas. Estamos no início de uma pandemia que ainda se prolongará por meses. Nós teremos dias mais difíceis do que temos hoje”, alertou o secretário.
Figueiredo lembrou que as escolas em Mato Grosso não tem estrutura e nem capacidade técnica para dividir as turmas, medida recomendada para evitar a aglomeração de crianças.
“O retorno das aulas da forma tradicional seria um novo ingrediente para o transporte do vírus. As crianças são mais assintomáticas e podem contaminar pais e avós e isso pode ampliar significativamente o número de pessoas infectadas”, explicou Gilberto Figueiredo.
O secretário afirmou ainda que competirá aos gestores municipais o estudo de casos para o retorno das aulas, visto a possível ampliação da notificação de casos de covid-19.
“As aulas devem voltar quando tivermos segurança que o retorno dos alunos à sala de aula não vai ampliar de forma significativa a infecção em Mato Grosso”, defendeu Figueiredo.
As aulas na rede pública e privada de Mato Grosso continuam suspensas por tempo indeterminado.