Cuiabá tem mais de 25 mil famílias contempladas pelo programa Gás do Povo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Ricardo Stuckert

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

O Governo do Brasil iniciou, nesta segunda-feira, mais uma etapa de implementação do Programa Gás do Povo.

A medida vai atender mais de 25 mil e 600 famílias em Cuiabá, por meio do fornecimento gratuito do vale para recarregar o botijão de gás de cozinha.

Em janeiro, o programa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, chega a famílias de 17 capitais brasileiras.

As 17 capitais que não tinham sido contempladas em novembro, na primeira etapa, foram incluídas agora, entre elas, Cuiabá.

Com o marco de 10 mil pontos de comercialização credenciados em menos de dois meses, uma em cada seis revendas de gás do país está conectada à iniciativa.

Com isso, praticamente todas as famílias contam com uma revenda a até dois quilômetros de sua residência, numa estratégia que busca eficiência logística e presença territorial, essenciais para combater a pobreza energética.

A previsão é de que o Gás do Povo esteja em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias, ou seja, cerca de 50 milhões de pessoas, em todos os cinco mil 571 municípios estarão contemplados.

Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, o benefício alivia o orçamento familiar dos mais pobres, que podem destinar o dinheiro que gastariam no botijão para comprar alimentos ou suprir outra necessidade básica.

Para ser contemplada pelo projeto, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário-mínimo e manter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses.

No aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, as pessoas podem verificar se estão aptas a participar do programa, conferir a situação do vale e encontrar revendas credenciadas, além do telefone e endereço de pontos credenciados, caso a pessoa queira ligar para o estabelecimento e tirar dúvidas.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina