| SES emite alerta para municípios e cidadãos ficarem atentos contra a Dengue. Dados preocupam.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Secretaria de Estado de Saúde alerta a população e os gestores municipais para que intensifiquem o combate à dengue, zika e chikungunya durante o período chuvoso.
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação mostram que, neste ano, Mato Grosso já registrou mil 393 casos prováveis de dengue e um óbito pela doença.
Para a evitar a proliferação do mosquito e a formação de criadouros, é necessário inspecionar os ambientes externos e internos de casa, manter a caixa d’água fechada e limpa, cuidar do lixo e dos vasos de plantas, trocar diariamente a água dos recipientes dos pets, colocar água sanitária nos ralos e tampá-los após secar e evitar a exposição de qualquer objeto que concentre água parada.
Conforme dados do Informe Epidemiológico, que considera o período de primeiro de janeiro a quatro de fevereiro de 2023, Mato Grosso atingiu 39,0 de incidência para cada 100 mil habitantes.
Primavera do Leste, Colíder, Sorriso, Sinop, Nova Xavantina, são as cinco cidades que lideram o ranking de notificação da dengue.
Segundo o Informe, Mato Grosso registrou ainda em 2023 sete casos prováveis de zika e 244 casos prováveis de chikungunya.
A dengue e chikungunya são transmitidas pelo mesmo mosquito e apresentam sintomas parecidos.
Os principais sintomas são febre e náuseas, irritação da pele, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, e principalmente dor abdominal.