Servidores grevistas da educação intensificam os protestos para cobrar o pagamento reajuste salarial.mp3 |
Da redação: Sapicuá Rádio News - Voz: Vinícius Antônio
Os servidores grevistas da rede estadual de Educação realizaram mais um protesto, durante a inauguração do Hospital Estadual Santa Casa, que contou com a presença do governador Mauro Mendes e do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Alguns profissionais estavam acorrentados e outros seguravam cartazes cobrando do governador o pagamento dos reajustes salariais. “Atende, atende, atende a Educação”, gritavam os professores.
O governador Mauro Mendes avaliou como natural e normal a manifestação dos servidores da Educação durante a inauguração do Hospital Estadual Santa Casa.
Mendes reafirmou que não pode atender a reivindicação dos servidores pois o Estado vem descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal no gasto com pessoal. Atualmente, 58% do orçamento do Estado é destinado à folha, quando o limite máximo estabelecido é de 49%.
Depois do ato na frente do hospital, os grevistas foram para a sede da Assembleia Legislativa, onde iniciaram uma vigília no prédio do poder legislativo.
Com faixas, cartazes e camisetas com frases alusivas à greve e à educação e contra o governador Mauro Mendes, eles ocuparam a galeria.
Para evitar tentativa de invasão ao plenário, como na semana passada, a presidência pediu reforço policial. E dezenas de policiais militares, inclusive do Bope, reforçaram a segurança do prédio.
A greve dos profissionais da educação de Mato Grosso completa 60 dias nesta semana.
As aulas estão paralisadas desde 27 de maio e, desde então, diversas reuniões foram realizadas com o Governo do Estado, mas as negociações não avançaram.
Para por fim a greve a categoria, reivindica o cumprimento da lei de 2013, que dobra o poder de compra dos salários da categoria e que dá direito a 7,69% a mais na remuneração durante 10 anos, o pagamento da RGA, Revisão Geral Anual, além da reposição dos valores descontados dos salários com o corte do ponto.