SERVIDOR PÚBLICO. Sindicalistas protestam contra arrocho salarial, reforma administrativa e desmonte do Estado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Diogo Diógenes

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

O Sintep, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, e outras entidades representativas dos servidores públicos estaduais se reuniram na tarde desta segunda-feira, na Praça Alencastro, região central de Cuiabá, para protestar contra a desvalorização da categoria e contra a Reforma Administrativa que tramita no Congresso Nacional. 

Eles criticaram ainda os reajustes salariais e lembraram o adoecimento de profissionais. 

O presidente do Sintep, Henrique Lopes, explicou que os trabalhadores utilizaram a semana que marca o Dia do Servidor, celebrado nesta terça-feira, para fazer uma série de reivindicações. 

Os servidores estaduais cobram a valorização da categoria, exigem reposição salarial imediata de 19,52%, além de discutir o endividamento dos funcionários que foram roubados pelos consignados. 

Lopes destacou ainda a luta contra a reforma administrativa, que precariza as condições de trabalho e busca um processo de terceirização no serviço público. 

O presidente do Sintep disse ainda que muitos servidores têm adoecido e são obrigados a trabalhar doentes para evitar descontos salariais. 

Henrique Lopes destacou que nesta terça-feira cerca de quatro ônibus devem sair de Mato Grosso rumo a Brasília para dar continuidade aos atos contra a Reforma Administrativa.

Participaram do ato em Cuiabá, centenas de servidores públicos, em especial educadores do Sintep, representando as 15 regionais do sindicato no estado, além de estudantes e representantes de movimentos sociais, como a CUT, Central Única dos Trabalhadores, Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso, Associação dos Docentes da Unemat e representantes do IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, entre outras organizações.