Seminário atenta população de Mato Grosso ao trabalho infantil.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
Nesta semana, foi realizado nos dias dez e onze de junho o seminário "Trabalho Infantil: Fortalecimento da Rede de Proteção em Mato Grosso" realizado pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
As atividades realizadas de forma ilegal geralmente são encontradas em trabalhos como limpeza em lava-jato, concerto em mecânicas, bares e na produção de cópias de chaves.
Neste ano até abril, seis crianças e adolescentes foram retiradas de trabalhos irregulares. Os pontos de trabalho se encontram tanto no interior quando nos grandes centros do Estado.
Foi apontado que nesse ano, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho estipulou uma meta de 110 ações fiscais de combate ao trabalho infantil, sendo 33 com efetivo afastamento.
A Auditora-Fiscal do Trabalho Luiza Carvalho Fachin lembra que “Não basta realizar o afastamento das crianças que são encontradas trabalhando de forma irregular, é necessário apresentar uma nova possibilidade para elas, e acreditamos que a Aprendizagem Profissional é a melhor opção”.
É possível inserir jovens no mercado de trabalho de forma legal a partir do programa a partir dos 14 anos de idade. Desde 2016, mais de 2700 empresas foram fiscalizadas onde aproximadamente 4600 jovens estão contratados, segundo o Radar da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho.