Semana Mato-grossense de Agroecologia tem audiência pública na AL-MT e atividades na UFMT e praça

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, realiza a abertura da 2ª Semana Mato-grossense de Agroecologia, em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, a partir das nove horas da manhã.

A solenidade deve reunir produtores agroecológicos de todo o estado, técnicos, especialistas, pesquisadores, entidades socioambientais e autoridades, entre outros.

Na solenidade de abertura, está prevista uma conferência com o tema “Saúde e bem viver no campo e na cidade”, ministrada pelo professor Wanderlei Pignati, que é médico, doutor em Saúde Pública e pesquisador do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso.

Lúdio explicou que a agroecologia significa produzir alimentos saudáveis, nutritivos e sem veneno. É produzir alimentos em harmonia com a natureza, preservar a água, cuidar da terra e respeitar a biodiversidade, as várias formas de vida. 

O parlamentar trabalha em defesa da agroecologia de várias formas. Lúdio já apresentou projetos e aprovou leis para proteger o meio ambiente, fortalecer a agroecologia em Mato Grosso e reduzir o uso de agrotóxicos e seus prejuízos à natureza e à vida humana. 

Além disso, destinou quatro milhões e meio de reais em emendas parlamentares para apoiar projetos de preservação e recuperação ambiental e para implantar agroecologia, financiando experiências práticas de entidades, comunidades e famílias. 

Os recursos custearam hortas, sistemas agroflorestais, agroindústrias, rotas de comercialização, produção e distribuição de mudas, recuperação de nascentes e de vegetação nativa, além de veículos, equipamentos e materiais diversos.

A Semana Mato-grossense da Agroecologia foi criada por Lei proposta por Lúdio, e é comemorada anualmente entre três e nove de outubro.

Neste ano, porém, a semana comemorativa foi adiada em função das eleições municipais. 

A programação especial segue ao longo da semana, com feiras, palestras, mesas de debate, atividades educativas e culturais. 

Além da Assembleia Legislativa, também haverá atividades na Praça Alencastro e no campus da UFMT, em Cuiabá.