| Segundo Saúde estadual, MT registra queda no número de casos de malária.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mato Grosso registrou uma queda de 63% no número de casos de malária entre os anos de 2021 e 2022.
Conforme o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Malária, em 2021, foram registrados quatro mil 255 casos da doença no Estado e um óbito.
Dados parciais de 2022 apontam mil 590 registros e três óbitos.
A SES emitiu um alerta aos municípios, no último dia oito deste mês, com o objetivo de preparar os profissionais da saúde da Atenção Primária e Vigilância em Saúde para atendimento dos casos.
Entre janeiro e fevereiro de 2023, foram registrados 125 casos de malária.
O alerta enviado aos Escritórios Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde traz orientações sobre as ações de vigilância epidemiológica, definição de casos, recomendações sobre como notificar os casos, medidas de proteção individual e fluxogramas.
O documento recomenda que os profissionais médicos e enfermeiros fiquem atentos aos sintomas, como febre, calafrios, cefaleia, sudoreses acompanhadas por dor muscular, náuseas e vômitos.
A malária é uma doença endêmica causada por um parasita chamado plasmodium. Ele se instala nos mosquitos do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego, e passa para o corpo humano no momento da picada.