| Seduc quer ampliar em 70% o número de matriculados no programa de alfabetização de adultos em 2020.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Se já não bastasse bater a meta de alunos matriculados em 2019, o Programa Muxirum da Alfabetização, da Seduc, Secretaria de Estado de Educação, quer ampliar em quase 70% o número de matrículas para 2020.
No ano passado, foram dois mil 850 adultos matriculados, superando as projeções iniciais de 2.000 pessoas, ou seja, 850 a mais do que o esperado. Para 2020, a meta é ampliar para quatro mil 232 novos alunos.
Com essa meta, a Seduc confirma, através dos números, os esforços para reduzir os índices de analfabetismo no Estado, implementando políticas públicas para a alfabetização de jovens e adultos.
Os alunos são, na maioria, trabalhadores que residem em locais distantes, principalmente na zona rural onde somente os alfabetizadores do Muxirum conseguem chegar e formar novas turmas.
“O desejo dos milhares de alunos alfabetizados é ler e escrever, ter uma vida digna”, destaca o responsável pelo Muxirum na Seduc, Manoel Satiro.
Para conseguir diminuir o analfabetismo, a Seduc conta com o esforço dos coordenadores e alfabetizadores que atuam nos municípios parceiros, em um trabalho realizado em regime de colaboração com as Prefeituras. Desde 2017, o Muxirum atendeu a 38 municípios.
Em 2019, a Seduc pagou religiosamente em dia as sete parcelas aos alfabetizadores, o que motivou o trabalho desses profissionais que se deslocam até 50 quilômetros por dia para chegar até seus alunos.