| Seduc lança projeto “Autismo na Escola” para auxiliar alunos do espectro autista.mp3 |
Foto da manchete: Seduc-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso lançou o Projeto Autismo na Escola.
O objetivo é promover estudos capazes de desenvolver na comunidade escolar a promoção de políticas públicas voltadas para o autismo.
Devem ser auxiliados estudantes dos anos iniciais, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos, matriculados nas setecentas escolas de ensino regular, do campo, quilombola e indígenas em Mato Grosso.
Entre ações a serem desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Especial da Seduc, estão oficinas de abordagem para acolhimento, palestras e distribuição da cartilha “Autismo Sonho de Menino”.
Na cartilha há informações sobre a história de superação de Enã que é autista nível leve, orientações quanto aos primeiros sinais que ajudam a identificar o espectro, características e diferenças de comportamento na linguagem, som, relacionamentos, compreensão, contato físico, brincadeiras, situações de perigo e importância da escola neste processo.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, também participam do lançamento.