Seduc confirma retorno das aulas presenciais na rede estadual para três de agosto

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: David Borges | Seduc-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio

As aulas presenciais na rede estadual em Mato Grosso vão retornar no dia três de agosto. Foi o que garantiu o secretário de Educação, Alan Porto.

A Seduc, Secretaria de Estado de Educação, vai manter o calendário de retorno das atividades de forma híbrida, parte em sala de aula e parte pela internet.

Recentemente a Assembleia Legislativa derrubou o veto do governador Mauro Mendes mantendo a decisão dos deputados de que a volta às aulas só aconteça após a vacinação de todos os profissionais da área de educação.

A Lei já foi promulgada pela Assembleia, e impede que as aulas retornem sem a vacinação dos profissionais. Quanto ao veto, Mauro Mendes avisou que estuda judicializar o caso.

Com a demora no envio de vacinas contra covid-19 pelo Governo Federal, o Governo do Estado chegou a sinalizar que poderia adiar novamente.

Porém, na semana passada, o Conselho Nacional de Educação aprovou o retorno das atividades, o que dá o aval que faltava para o executivo estadual manter a previsão de volta às aulas.

Contudo, algumas escolas não possuem condições de receber os alunos devido à precariedade na estrutura.

Segundo o último Censo Escolar, somente na rede estadual existem 38 escolas sem rede de esgoto, 17 sem banheiro, 66 sem água potável além de quase metade sem internet banda larga, o que inviabiliza a transmissão das aulas pela internet.

Sem contar a dificuldade dos alunos, em sua maioria de famílias de baixa renda, que não têm acesso à internet em casa e não estão conseguindo seguir com os estudos desde o início da pandemia.

Outro dado que já era preocupante é o da evasão. Em MT, mais de um milhão e meio de jovens e adultos acima de 14 anos não concluíram o ensino básico e não estão matriculados.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.