Secretaria divulga dados do PIB dos municípios de MT

Áudio

Por Vinícius Antônio

Texto de áudio:

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão divulgou o relatório e as estimativas referentes ao PIB, Produto Interno Bruto, dos municípios de Mato Grosso em 2018.

O PIB funciona como um importante termômetro da economia e ajuda a entender a movimentação econômica de numa região.

Por exemplo, quando o PIB aumenta é sinal de que a economia está indo bem, que as taxas de desemprego diminuíram e que a população da região está com maior capacidade de compra.

A Seplag, em parceria com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulga anualmente as estimativas do PIB dos Municípios.

Os resultados são comparáveis entre si e estão completamente integrados às séries das Contas Nacionais e das Contas Regionais do Brasil.

Diferente das Contas Regionais, o PIB dos Municípios não fornece taxas de crescimento, mas torna disponível informações relevantes como o PIB nominal, pela ótica da produção, o PIB per capita, o Valor Adicionado Bruto, por grandes grupos de atividades, e participações do PIB e VAB.

O relatório é apresentado em níveis da agropecuária, indústria, serviços, administração pública, impostos líquidos, PIB e PIB per capita.

As informações dos municípios podem ser acessadas no site www.seplag.mt.gov.br.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.