| Secretaria de Saúde define ações para enfrentar a dengue em Sinop.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Durante uma reunião, entre a Secretaria de Estado de Saúde, a regional de Sinop e a prefeitura de Sinop foram acertadas ações de enfrentamento à dengue na cidade.
De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, atualizados na última semana do mês de dezembro, Sinop ocupa o primeiro lugar da lista, com dois mil 451 casos de dengue notificados.
No estado, foram feitas 16 mil 992 notificações de casos de dengue.
Frente a este cenário e a dois óbitos, ocorridos nos últimos 25 dias – que ainda estão sob investigação, a Secretaria de Saúde se colocou à disposição para caso o município não consiga absorver, por meio das unidades básicas de saúde, a demanda por atendimento médico.
“O município precisa criar uma estratégia imediatamente para manter a situação sob controle. Ir atrás da eliminação do criadouro do fixo e removível do mosquito Aedes aegypt. Muitas vezes, a equipe vai ter que ir no local uma vez e depois voltar novamente”, orienta a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Ludmila de Souza.
A equipe da Saúde lembrou também que o paciente com dengue tem prioridade no atendimento. Ao chegar com o cartão que identifica que ele está com dengue, o paciente não precisa ficar na fila de espera. Ele tem prioridade para ser atendido a fim de evitar qualquer piora no seu quadro de saúde.
Para a coordenadora de Vigilância Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Viviane Cardozo, é de extrema importância cada um conhecer seu papel nas ações contra a dengue, principalmente no cuidado ao manejo clínico, principalmente de crianças e idosos.