Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de intoxicação por metanol em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Politec - MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Mato Grosso, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, confirmou nesta quarta-feira o primeiro caso de intoxicação por metanol no estado. 

A confirmação envolve um paciente de 24 anos, do sexo masculino, residente no município de Várzea Grande.

O paciente não corre risco de morte, mas apresentou lesão ocular irreversível, uma das complicações mais graves decorrentes da exposição.

Desde o momento da notificação do caso suspeito, as equipes da Secretaria de Estado de Saúde e dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande realizaram o acompanhamento clínico, a investigação epidemiológica e o acionamento dos protocolos de contingência previstos. 

Atualmente, a Vigilância Sanitária do Estado, em parceria com a Polícia Civil, Procon e órgãos de segurança, conduz ações de rastreabilidade da bebida potencialmente contaminada, com o objetivo de identificar a origem do produto e impedir sua circulação no mercado. 

As equipes continuam mobilizadas para apurar se o episódio é pontual ou se há risco ampliado à população, com prioridade máxima para a interrupção de novos casos.

Além do caso confirmado, há um caso suspeito em investigação, registrado pelo município de Água Boa.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, aproveitou para alertar a população de Mato Grosso, para que esteja mais vigilante em relação à procedência das bebidas alcoólicas para consumo.

O secretário alertou a população que diante de qualquer suspeita de intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de urgência UPA ou Pronto-Socorro.

Ele lembrou que o atendimento rápido pode ser fundamental para evitar complicações graves.