| Vitamina C melhora sistema imunológico e faz bem para pele.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Pesquisas comprovam que a vitamina C, nutriente encontrado em diversas frutas cítricas e outros alimentos, faz bem para a saúde, desde proteger o coração até melhorar o sistema imunológico. Mas os benefícios da vitamina C não param por aí. Também é aliada da beleza.
A médica dermatologista Natasha Crepaldi explica que a ação antioxidante da vitamina C barra a atividade dos radicais livres, moléculas que aceleram o processo de envelhecimento celular.
Para a médica dermatologista Kelly Da Cas, o envelhecimento precoce do rosto continua sendo o foco dos tratamentos dermatológicos com vitamina C, embora o ingrediente seja encontrado em cosméticos corporais e capilares, e a indicação pode variar de acordo com cada pessoa.
”A vitamina C é uma aliada contra os radicais livres, atuando para impedir a oxidação celular e manter a pele lisa”, explica a médica.

Kelly acrescenta que a vitamina C reforça o colágeno ao estimular a síntese da substância proteica das fibras, que garante a firmeza da cútis.
“Essas células passam atuar ainda mais na reparação e crescimento do tecido, prevenindo a flacidez."
A vitamina C pode ser usada para amenizar os impactos das radiações UVA e UVB, ampliando a capacidade de autodefesa.
“Mas a vitamina C não substitui o filtro solar, este é indispensável até nos dias mais nublados ou com chuva”, pondera a dermatologista Natasha Crepaldi.
E quando associada a outros ativos, a vitamina C também tem benefícios no clareamento de manchas, auxiliando na despigmentação.
Segundo ela, a vitamina C deve ser usada logo de manhã. “Nesse período, ela funciona como uma espécie de escudo antioxidante que protege a pele dos efeitos negativos da radiação solar e da poluição.
No entanto, reforça a médica, a vitamina também pode ser aplicada à noite, período em que a pele entra num modo de reparação.