| Rosa Neide cobra do governo Bolsonaro a estruturação do Instituto de Pesquisas do Pantanal.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A deputada federal Professora Rosa Neide, do PT de Mato Grosso, participou de uma reunião virtual com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, o senador Wellington Fagundes, do PL, reitores e pesquisadores de Universidades Públicas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Na ocasião foi discutida a estruturação do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal.
Rosa Neide explicou que o Instituto de Pesquisas do Pantanal foi criado em 2014, mas que ainda não houve a estruturação dos cargos e dotação orçamentária, por parte do ministério.
“O Instituto está instalado no campus da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. Foi investido na época cerca de oito milhões de reais na construção do prédio e dos laboratórios, que estão ociosos, por falta da equipe técnica e dos pesquisadores”, destacou a deputada.
A parlamentar citou que o Instituto do Pantanal é uma reivindicação dos pesquisadores de áreas úmidas do Brasil e do mundo, por ser fundamental para produção científica na maior planície alagável do planeta.
Rosa Neide lembrou os maiores incêndios registrados na história do Pantanal que devastaram 30% do bioma em 2020, para reforçar a necessidade de vinculação ao Instituto, de uma rede de pesquisadores para produzir estudos regionais sobre os impactos desses incêndios na saúde humana, na biodiversidade; os efeitos das mudanças climáticas; entre outros levantamentos.
O ministro Marcos Pontes destacou que a estruturação do Instituto de Pesquisas do Pantanal está no radar do Ministério.
Pontes disse que o ministério deve utilizar parte dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, para melhorar a estruturação física do Instituto.
Porém, afirmou que a principal dificuldade é a nomeação de pessoal para ocupar os cargos de diretores, técnicos e pesquisadores.