Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Senado 

Por Rádio Senado 

Rodrigo Pacheco, do PSD de Minas Gerais, tem 46 anos, é advogado, formado em direito pela PUC Minas. Nasceu em Porto Velho, em 1976, mas foi criado em Passos, Minas Gerais.

Foi o mais jovem conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre 2013 e 2015. Na Ordem, foi presidente da Comissão Nacional de Apoio aos Advogados em Início de Carreira e coordenador, em Minas Gerais, do Projeto Eleições Limpas, de iniciativa da OAB Federal.

Foi membro do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado. Eleito deputado federal em 2014, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, a mais importante da Câmara.

O cargo foi exercido pela primeira vez por um deputado em primeiro mandato. Sua atuação na Câmara dos Deputados foi marcada pela independência, pela defesa da ética e pautada pelo aperfeiçoamento da segurança jurídica no país.

Ao mesmo tempo, elegeu a defesa da democracia, do Estado de Direito, da educação, da saúde, da segurança e do desenvolvimento econômico como principais bandeiras.

Teve atuação destacada no Congresso, eleito um dos 10 melhores parlamentares do país na edição 2017 do “Prêmio Congresso em Foco”, que contempla os congressistas mais éticos, responsáveis e atuantes, ficou em primeiro lugar no Ranking dos Políticos e foi considerado um dos “Cabeças do Congresso”, conforme o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Em 2018, foi eleito o senador mais votado por Minas Gerais com 3.616.864 votos. Assumiu a Presidência do Senado em fevereiro de 2021.