Rodrigo Maia afirma ser "muito difícil" aprovar nova CPMF na Câmara dos Deputados

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Lucas Pordeus León

Um novo imposto nos moldes da extinta CPMF está sendo estudado pela equipe econômica de Paulo Guedes. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o ministro da Economia antecipou a intenção de criar um Imposto sobre Transações Financeiras, o ITF, nos mesmos parâmetros da antiga CPMF.

 

Em entrevista nesta quarta-feira, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, afirmou ser muito difícil que um imposto assim seja aprovado pelos deputados.

 

“Eu não acho, pelo que vi de reação aos deputados, que superar a rejeição à CPMF seja uma coisa simples no Brasil de hoje. Pelo que vi do primeiro vice-presidente da Câmara, entre outros, acho muito difícil que ele consiga avançar. É um direito dele mandar uma proposta, e a Câmara e o Senado decidirem. Mas de fato as reações foram muito contundentes da dificuldade da CPMF na Câmara dos Deputados”.

 

Paulo Guedes disse que o imposto pode ter alíquotas de 0,2 a 1% sobre cada movimentação financeira, sendo capaz de arrecadar até R$ 150 bilhões ao ano. O ministro diz que a medida possibilitaria a redução de outros tributos, como a contribuição de empresas sobre a folha de pagamento e o imposto sobre o lucro das companhias.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.