REPESCA. Cadastramento de pescadores artesanais de Mato Grosso termina em um mês

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O cadastramento de pescadores artesanais de Mato Grosso no Repesca, Registro Estadual de Pescadores Profissionais, poderá ser feito até o dia 13 de fevereiro, somente pela internet.  

O cadastramento é indispensável para que o pescador artesanal possa receber o auxílio do Governo do Estado.

O prazo para cadastramento foi reaberto no dia 1º de janeiro e segue por 45 dias.

O link de acesso ao Repesca está disponível tanto no site da Setasc, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, quanto no da Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

De acordo com a Lei denominada Transporte Zero, os pescadores habilitados no Repesca vão receber o auxílio financeiro de um salário mínimo até 2026. 

O pagamento do benefício começou em 2024, quando a lei entrou em vigor, e é feito exclusivamente nos meses em que não coincidirem com o período da piracema em Mato Grosso, uma vez que nesse período os pescadores já são atendidos pelo Seguro Defeso do Governo Federal.

Na última semana, a Setasc e a Sema realizaram, no município de Barão de Melgaço, o cadastramento de pescadores artesanais de Mato Grosso no Repesca para receberem o auxílio financeiro. O evento reuniu mais de 150 pescadores da região.

Para a pescadora profissional Monica Cardoso, o auxílio financeiro é uma importante ajuda para os profissionais.