| Repasse de recursos descentralizados para escolas estaduais ultrapassa R$ 7 milhões em 2021.mp3 |
Foto da manchete: Adilson Rosa | Seduc-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
No decorrer de 2021, a Secretaria de Estado de Educação aprovou a liberação de mais de sete milhões de reais em recursos para 160 escolas, de 66 municípios.
A secretaria afirma que o número de unidades atendidas já é mais do que o dobro do ano passado e os valores são quase quatro vezes maiores.
Em 2020, foram atendidas 72 escolas, em 45 municípios, e os investimentos foram de pouco mais de dois milhões de reais.
Secretário de Estado de Educação, Alan Porto explica que dois principais motivos justificam o grande salto no investimento. O primeiro foi o reajuste autorizado pelo governador Mauro Mendes, de 33 mil para 100 mil reais. O valor, que foi triplicado, estava congelado há nove anos.
Outro motivo alegado é que a Seduc intensificou a divulgação junto às escolas da disponibilidade deste recurso, explicando para os gestores as facilidades em ter o dinheiro em caixa para manutenções preventivas e corretivas.
O secretário acredita que estes são recursos que fazem a diferença nas unidades. Ele afirma que todas as escolas podem solicitar o dinheiro duas vezes ao ano.
Entre os serviços que podem ser feitos com este recurso está a manutenção de cozinhas e banheiros. Também pode ser utilizado para adequação ou substituição pontuais de forro e pendurais, reparos pontuais no revestimento cerâmico, parte elétrica e hidráulica, em muros, cercas, alambrados, além revitalização da pintura, entre outros.
Construção de novos ambientes, ampliação e aquisição de bens permanentes não podem ser feitos com esse recurso.