| Recursos do Pronampe estão disponíveis para empresários de MT na Caixa.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da assessoria
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Caixa Econômica está disponibilizando recursos do Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, para empresas mato-grossenses.
O programa foi criado para ajudar no desenvolvimento e fortalecimento dos negócios no enfrentamento dos impactos causados pela Covid-19.
O presidente da Facmat, Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso, Jonas Alves, recebeu em Cuiabá, três representantes da Caixa que explicaram sobre o novo limite disponibilizado para contratações de empréstimo pelo Pronampe.
De acordo com o presidente da Facmat, os representantes da Caixa apresentaram informações importantes sobre o programa e alertaram sobre os prazos para os empresários solicitarem o programa de crédito.
Jonas Alves afirmou que os recursos estão disponíveis e podem chegar a 150 mil reais por empresa. O presidente da Facmat destacou a importância de que os microempresários se atendem e procurem o mais rápido possível uma agência da Caixa Econômica em seu município.
Para ele, o recurso auxilia no capital de giro da empresa, além de reorganizar as finanças prejudicadas no período da pandemia
O superintendente executivo de governo, Adriano Moura Rocha, explicou que para contratar o financiamento, é necessário que as microempresas tenham receita bruta igual ou inferior a 360 mil reais e as empresas de pequeno porte tenham receita bruta de até quatro milhões e oitocentos mil reais, no ano de 2020.
A empresa também deve ter declarado Imposto de Renda Pessoa Juridica em 2019 e 2020. O pedido de contratação precisa ser feito pessoalmente em uma agência da Caixa.
Dentre as vantagens do Pronampe estão o prazo total da operação de 48 meses, sendo 11 de carência e financiamento em 37 parcelas. A taxa de juros competitiva, igual à taxa básica de juros, a Selic, + 6% ao ano é outro atrativo.
O limite do Pronampe considera o volume de contratação de todas as fases anteriores do programa, por exemplo, se a empresa já tiver contratado 100 mil reais em outra fase do programa, mesmo que tenha sido em outro banco, só pode contratar 50 mil reais nesta nova fase.